Problemas de Expressão: Margem Sul

Problemas de Expressão

Blog anónimo, preenchido com pensamentos, nem sempre inteligentes, mas genuínos. Os que eu não escrevo, são emprestados. Alguns posts tendem para a perversidade, mas só se estiver muito inspirada...

segunda-feira, junho 26, 2006

Margem Sul


Nesta pequena cabana, toda construída de madeira, em jeito de balcão sobre o mar e a praia, passo uma tarde fresca estival. Início de Verão, que ainda teima em não voltar!... A brisa marítima faz chegar à beira-mar um intenso cheiro a maresia e com ele algumas nuvens que pregam partidas aos banhistas. Decididamente não é dia de praia.
Por isso ali estou, a contemplar o horizonte, uma salada na mesa e a leitura recém-adquirida nas mãos. Por trás de mim, a arriba... Ao longe a entrada da barra e o Bugio. E a Serra de Sintra pintada, tal corpo de mulher, em segundo plano, por trás dos prédios ribeirinhos. Que visão!...
Ali sentada, não sinto saudades. Atrai-me a areia da costa, a cor do mar de Setúbal, o repouso inesperado. Esqueço o Sul... Encontro um refúgio aos pés de Lisboa, para surpresa minha, com todos os ingredientes para a paz de espírito. O contraste existe, a contradição, o que torna o quadro ainda mais intenso. E sei que o éden está tão perto e no entanto tão longe!...