Problemas de Expressão: Quem mexeu no meu queijo????

Problemas de Expressão

Blog anónimo, preenchido com pensamentos, nem sempre inteligentes, mas genuínos. Os que eu não escrevo, são emprestados. Alguns posts tendem para a perversidade, mas só se estiver muito inspirada...

sexta-feira, junho 30, 2006

Quem mexeu no meu queijo????


JOHNSON, Spencer. Quem mexeu no meu queijo?

Este pequeno livro de 100 páginas, letra gorda, leitura fácil e ilustrações devia ser de leitura obrigatória para todos.
Imaginemos um labirinto que representa a nossa vida...
Imaginemos quatro personagens, dois ratos e dois humanos...
Imaginemos um queijo, representação da vida estável, do trabalho, do amor, da saúde, da família, do conforto, da rotina quotidiana, que, sem qualquer explicação, desaparece sem deixar rasto! Não acontece o mesmo em determinados momentos da nossa existência, a cada um de nós? Quem nunca experimentou uma reviravolta de 180º, profunda e traumatizante sem estar preparado para tal?
Sem motivo aparente, o queijo desaparece. Os ratos, seguindo o instinto de sobrevivência, como qualquer animal que se preze, partem de imediato, labirinto fora, à procura do queijo. Mas... e os homens? Como reage a espécie humana à mudança? Como deveria reagir? É esta a problemática tratada nesta obra.
Ao longo dos capítulos comparamos duas reacções distintas: se por um lado existe um tipo de homens que, embora com dificuldade, se adapta às novas condições impostas pelo destino, por outro lado existem também pessoas que rejeitam a mudança e necessitam de apoio para reencontrar o seu caminho.
A mensagem que importa reter é que temos de estar atentos aos sinais de mudança, antecipá-la, e quando ocorrer o inevitável, adaptar-nos o melhor possível, tentando extrair da nova experiência os resultados positivos. Importa também estarmos atentos aos outros, ser pacientes e dar-lhe pistas para, por si próprios descobrirem de novo a sua própria estabilidade.
Assim se processa o nosso crescimento físico, intelectual e espiritual.