Problemas de Expressão: Jomba, chefe de secção do Conselho Executivo de Cabo Delgado

Problemas de Expressão

Blog anónimo, preenchido com pensamentos, nem sempre inteligentes, mas genuínos. Os que eu não escrevo, são emprestados. Alguns posts tendem para a perversidade, mas só se estiver muito inspirada...

quarta-feira, julho 12, 2006

Jomba, chefe de secção do Conselho Executivo de Cabo Delgado

Confesso que sempre tive um fraquinho pelo português falado pelos PALOP, especialmente pelo português com os sotaques angolano, moçambicano.
Sabendo disso, um colega enviou-me uma entrevista de uma rádio amadora moçambicana que me encheu de gozo, não só pelo falar quente e atrapalhado dos habitantes, mas também pelo interesse do tema! Tenho essa entrevista guardada no meu PC e costumo ouvi-la quando preciso de um momento de boa disposição. Esta noite dei comigo a procurar a deliciosa entrevista, que já ouvi centenas de vezes, até conseguir transcrever na totalidade os diálogos, os quais nem sempre foram fáceis de decifrar!!! Transcrevo-a na íntegra, com a promessa de enviar uma cópia por correio electrónico para quem quiser!

- A minha nome é, chama Jomba!
- Bom dia, primeiro...
- Muito bom dia! Muito bom dia, obrigado. Jomba!
- Jomba é o seu nome.
- É verdade!...
- O que é que o Jomba faz?
- Eu são chefe de secção do merda de Conselho Executivo de Cabo Delgado.
- Mas qual é o seu trabalho? Pode descrever um pouco melhor o seu trabalho?
- Quer dizer... dentro das possibilidades possibilitivas, latrinas melhorado e piorado. A minha trabalho é chefe de secção dos merda, quer dizer, eu anda todo cidades para ver como que estão fazendo a defecação e como que estão fazer o deita fora desses coisa, latrina e mesma coisa e aprender as pessoa que faz a cagação nos praia.
- Mas olhe, vai-me desculpar, falou aí nalguma coisa de melhorado e piorado, eu não percebi muito bem...
- Embora que lá, hábitos de pessoa é um hábito um pouco estranho. Não faz nas latrinas, esse então são os latrina piorado, que caga em qualquer lado, na rua ou aonde, esse é piorado! E depois tem latrina melhorado, aquelas pessoa que tem sentina, vai fazer cocó na sentina dele, esse tá melhorado, mas nosso trabalho é controlar todo esse gente em Cabo Delgado.
- Mas também falou que, por exemplo, há muito desse problema nas zonas das praias, aponto a praia do Wimbe, por exemplo, que está a ficar poluída. Diga-me lá se isso é verdade e o que é que o seu sector tem feito para combater isso?
- Em porquanto, nós não conseguimos fazer nada por causa aqueles população tudo são vizinhos co praia. Eles habitualmente como são nascido um preto de praia, não sei se é uma tipo de alimentação que eles estão dar aos peixes, para desenvolver camarão, como lagosta, como não, que está cheio no Wimbe. Agora nós tentemos tudos de forma, mas não tem uma maneira possibilitiva de fazer isto, sobre do quê, é que população faz sua cagação de noite! E de dia nós estamos controlar mas mesmo assim pessoa dele tem muitos finta por causa ir nos praia. Outro lado tem tipo montanha cos pedra. Ele esconde aí em baixo! Você amanhã só encontra cheio de mina de cocó ali, então pronto! Única maneira, nós também tentamos quando apanhar uma pessoa desse, pode levar ele pagar multa, mas ele num tem dinheiro! Ou mais ou menos vamos fazer uma mobilização de ele comprar latrina, mas também num tem dinheiro!? Problema dele é que também... eu não sei bem dizer... Conselho Executivo não tem dinheiro! Também Câmara Municipal não tem dinheiro!!!...

Lembrem-se do Jomba antes de comerem lagosta na paradisíaca praia do Wimbe!!