Problemas de Expressão: 2006-02-12

Problemas de Expressão

Blog anónimo, preenchido com pensamentos, nem sempre inteligentes, mas genuínos. Os que eu não escrevo, são emprestados. Alguns posts tendem para a perversidade, mas só se estiver muito inspirada...

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Filho da Mãe!

Posted by Picasa

Corpo 10, é o que todas desejamos ter, novas ou velhas, solteiras ou casadas, mães, filhas...
Bem podemos agradecer este preconceito à televisão, desde os seus primórdios!

Não conheço mulher nem homem que não fique boquiaberto com a "menina do gás", a tal das pernas de gazela e andar flutuante, cujo deslizar faz o barman cair estonteado! Recordo, com inveja, a garota do anúncio da Maxmen, de decote proeminente no ginásio, a pular à corda (não era a Marisa Cruz nos seus bons tempos? Não deixo de pôr um pouco de maldade nesta pegunta, eh eh eh). E reconheço que a Madonna está melhor que nunca, na sua meia-idade, digamos, melhor de corpo até que de música...

Era disto que queria falar às miudas e rapazes que passarem por aqui...
Desenganem-se! A genética é essencial na perfeição... a minha avó tinha umas pernas de roer de inveja quando morreu; a minha mãe, aos 67, não tem um pinguinho de celulite ou varizes, nem mesmo pêlos.

Para quem não teve a sorte da hereditariedade, não há ganho sem esforço! Pelo contrário, conheço até esforços sem ganhos. Por isso são pontos de referência os centros de musculação, as academias (tão conhecidas no Brasil), os inovadores autocarros-ginásios, os SPA e a caríssima Corporacion Dermoestetica. Lia, há uns dias atrás, uma reportagem sobre a forma milagrosa de conseguir um corpo como o da Madonna: de milagre, só se for o sacrifício pelo investimento. Bem, também não podemos esquecer o sofrimento e as provações. No fim do artigo, concluí que a estrela pop é uma verdadeira santa!
Contudo conheço outro exemplo de dedicação religiosa sem grandes concretizações. Faz-me pena inclusive. Tenho uma amiga que passa a vida em dietas, ou melhor, a vida dela é uma dieta pegada. Conhece todos os chás, colecciona receitas light, corre três vezes por semana, e no entanto, em dois anos não emagreceu uma grama!

É nessas ocasiões que me contento de ser como sou, bafejada talvez pela sorte ou pela hereditariedade, pois não tenho recursos milagrosos nem paciência para a cultura física. Se o meu corpo não é 10, pode ser até 5, mas o que realmente me importa é que me assenta que nem uma luva! E eu sinto-me maravilhosamente nele. O segredo é aprender a tirar partido dos pontos fortes e fazer desvanecer os pontos fracos. Se a mulher conseguir sentir-se bem com o seu corpo, será duplamente mais atraente, pois encontra-se em estado de pura harmonia!

 Posted by Picasa

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Amiga

A vida é muitas vezes metaforizada como um caminho com obstáculos que devemos passar.
Quando visitei a Quinta da Regaleira, em Sintra, há uns anos atrás, tive conhecimento de um local em que essa ideia é levada à letra.
Este poço que aqui vedes constitui um percurso iniciático, um caminho que nos leva às profundezas da terra para nos trazer de novo à superfície, que nos mergulha na escuridão, para de novo encontrarmos a luz.
Também na vida, mergulhamos na escuridão, perdemos o Norte, descemos às profundezas. As contrariedades, as infelicidades, as desavenças com as pessoas, jogam-nos abaixo. Contudo, também nos ajudam a crescer espiritualmente. Devemos entender o azar, as discussões, a morte dos amigos e familiares queridos como um período transitório que vai passar depois do nosso espírito reencontrar o equilíbrio. E quando retomamos o equilíbrio, crescemos, somos mais sábios.
Por outras palavras, cada dificuldade ultrapassada é um patamar atingido, um nível passado, como se de um jogo se tratasse! E isto, até as crianças entendem!
Por vezes achamos que conhecemos as pessoas que nos são mais próximas, mas de repente, algo acontece que nos leva a partir do zero nas nossas relações. Mas, se acaso, estes infortunios não acontecessem, nunca conheceríamos verdadeiramente as pessoas.
Contigo, Solange, foi assim. A nossa amizade restabeleceu-se depois do abalo! Mais forte! Mais bonita!

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Minha namorada


Há um poema do Vinícius (grande poeta enaltecedor do amor e da mulher) que todas deveríamos ouvir da boca de alguém, num qualquer dia das nossas vidas...
Para quem teve a sorte de se cruzar com estas palavras, deixo um pequeno recado: não importa se o dizem como Vinícius. Vale bem mais que o demonstrem com pequenos gestos do dia a dia!


Minha namorada
(Carlos Lyra e Vinícius de Moraes)

Meu poeta eu hoje estou contente
Todo mundo de repente ficou lindo, ficou lindo de morrer
Eu hoje estou me rindo, nem eu mesma sei de que
Porque eu recebi uma cartinhazinha de você
Se você quer ser minha namorada
Ah, que linda namorada você poderia ser
Se quiser ser somente minha
Exatamente essa coisinha, essa coisa toda minha
Que ninguém mais pode ser
Você tem que me fazer um juramento
De só ter um pensamento, ser só minha até morrer
E também de não perder esse jeitinho de falar devagarinho
Essas histórias de você
E de repente me fazer muito carinho
E chorar bem de mansinho sem ninguém saber porquê
E se mais do que minha namorada
Você quer ser minha amada, minha amada, mas amada pra valer
Aquela amada pelo amor predestinada
Sem a qual a vida é nada, sem a qual se quer morrer
Você tem que vir comigo em meu caminho
E talvez o meu caminho seja triste pra você
Os seus olhos tem que ser só dos meus olhos
Os seus braços o meu ninho no silêncio de depois
E você tem que ser a estrela derradeira
Minha amiga e companheira
No infinito de nós dois